terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mas o que é mesmo Arteterapia?

Vamos fugir do reducionismo “terapia através da arte”. Isso parece ser coisa pra artista. Mas qualquer um pode colocar a mão na massa – de modelar, fazer um rabisco ou pintar uma máscara, entre tantas outras possibilidades expressivas. No caso da arteterapia, as técnicas são específicas para cada objetivo a ser trabalhado. E o resultado pode ser chamado de materialização de um símbolo. Através dos símbolos que vão aparecendo nos encontros, vai se traçando a trajetória terapêutica. Ou melhor, arteterapêutica.
No começo, expressar pode ser até difícil, pela falta de prática. Mas o objetivo não é realizar uma obra de arte e sim dar corpo aos conflitos, sem passar, inicialmente, pelo caminho da fala, que necessita da articulação mental. Desta forma, as criações artísticas trazem informações de níveis profundos e inconscientes da psique.
"Quem olha para fora sonha; Quem olha para dentro acorda"
C. G. Jung


Massa de modelar simulando tabuleiro do LEGO - trabalhando a infância



Benefícios

As conseqüências deste processo? Ampliação da consciência.  Possibilidades de transformações das emoções. Curar feridas. Desbloquear capacidades. Descoberta de novas maneiras de solucionar problemas. Relações mais saudáveis. Encontro consigo mesmo. Aproximação da cura. Uma vida melhor.




Imagem retirada do site http://bie-s.blogspot.com



E quem pode fazer?

A arteterapia é indicada para pessoas de todas as idades e abrange uma enorme variedade de perturbações, sejam físicas, emocionais ou psicológicas. Pode ter caráter preventivo ou atuar na minimização de sintomas, ou a eliminação dos mesmos. As sessões podem ser realizadas individualmente, em grupos ou com casais.



Pintando sua percepção da figura masculina


Algumas indicações para tratamento:

ü Stress
ü Ansiedade
ü Situações traumáticas
ü Depressão
ü Fobias
ü Timidez
ü Dificuldades de Aprendizagem e atenção
ü Hiperatividade
ü Dependências químicas
ü Baixa auto-estima
ü Patologias diversas

Duração do tratamento

O tempo do tratamento varia de acordo com a pessoa e com a situação trabalhada, mas pode ser mais rápido que outras formas de tratamento, uma vez que o ser humano lida de forma concreta e até prática com os conflitos.

Locais de atuação

A arteterapia vai além do atelier. Ela pode ser desenvolvida em hospitais, asilos, empresas, instituições de ensino e em qualquer lugar que reúna pessoas dispostas a se autoconhecer e se autossuperar.

"O que não enfrentamos em nós mesmos encontraremos como destino".
C. G. Jung

  
Representação simbólica das pernas que levarão o ser ao seu destino

Um comentário:

  1. Olá Talita!

    Muito lindo seu blog.
    Que belo trabalho! Não encontrei o gadget para segui-la. mas voltarei sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir